top of page

A I Semana Nacional de Filosofia da UEPB terá lugar nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, será realizado o I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia, organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento será estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". O principal objetivo do evento é abrir um espaço onde os pesquisadores das diversas áreas da filosofia possam interrogar a pertinência dos seus trabalhos de pesquisa, lançando assim o desafio para uma reflexão acerca do mundo contemporâneo.

As inscrições para ouvinte e envio de trabalhos poderão ser realizadas nesta Sexta- Feira dia 28/09 a partir das 7:00 AM pelo site do evento: https://www.doity.com.br/coloquiofilosofiauepb


O Núcleo de Estudos Bios está vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba. Tem como objetivo promover conhecimento especializado e atualizado das temáticas filosóficas contemporâneas e capacidades de interpretação conducentes a uma participação relevante no debate filosófico em torno de temas e conceitos escolhidos, tanto da perspectiva histórica quanto sistemática. Tenciona ainda realizar congressos científicos com uma periodicidade bianual. No intervalo dos congressos, o Núcleo poderá tomar a iniciativa, caso a maioria dos membros assim o decidam, de publicar uma revista científica, cuja linha editorial refletirá a pesquisa realizada na área de biopolítica contemporânea. Uma outra iniciativa que poderá surgir com a consolidação do Bios será a criação, em parceria com a EDUEPB, de uma ou mais coleções, destinadas à publicação de traduções de textos de pensadores da biopolítica, como G. Agamben e R. Esposito, bem como de trabalhos dos membros do Núcleo, mas não só. Linhas de pesquisa: 1. Biopolítica e Sociedade; 2. Racionalidade Hermenêutica. Endereço para acessar o espelho do grupo no DGP - Plataforma Lattes - CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8219797206049095


Texto: Thalles Azevedo de Araujo, edição: Rony Anderson.

8 visualizações0 comentário

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista (Nepefil), com apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou no dia 25 de setembro, às 18h, no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, a palestra “Cultura e diálogos sobre o modo de produção capitalista, com um viés marxista”.



A abordagem do tema será efetuada pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Renato Kilpp, que possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Livre de Berlim.



A iniciativa também teve apresentações culturais, através dos poetas Neto Ferreira e André Rodrigues, além do músico Robério Chaves, integrante da banda alagoagrandense Jackson Envenenado, e do cantor Douglas Cardoso. As inscrições serão feitas no local e os participantes terão certificação. O evento é aberto a todos os interessados.

A palestra e as exibições artísticas foram idealizadas por Neto Ferreira, aluno da UEPB do curso de Filosofia e integrante do Nepefil, que promove a iniciativa junto com ele. Neto é pesquisador no que se trata da obra de Karl Marx, com ênfase nos traços marxistas em Patativa do Assaré. O evento também conta com o apoio do Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil), do Departamento de Ciências Contábeis (Decon) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).


Texto: Oziella Inocêncio, edições Rony Anderson.

21 visualizações0 comentário

© 2023 por A Rede. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page